
PIS ve PASEP, çalışanları şirketlerin veya kamu kurumlarının gelişimine entegre eden iki faydadır.
O PIS é pago anualmente através da Caixa Econômica Federal e foi criada no ano de 1970 como sendo um Programa de Integração Social em que fornece uma ajuda financeira para todos os trabalhadores brasileiros.
Já o PASEP é um pagamento feito através do Banco do Brasil para todos os funcionários públicos brasileiros, que trabalham para união, os estados, os municípios e o Distrito Federal.
Para receber o PIS você deverá ser um funcionário de uma empresa privada o empregador deverá cadastrar o trabalhador através da assinatura da carteira de trabalho.
Para receber o PASEP o funcionário que trabalha em qualquer órgão público também tem o direito de receber esse benefício de modo automático.
Tanto para receber o PIS quando o PASEP o trabalhador deverá estar na ativa por pelo menos 5 anos e ter uma renda máximo de dois salários-mínimos.
Os valores a serem pagos variam de R$ 101,00 para quem trabalhou só um mês no ano base ou até R$ 1.212,00 para quem trabalhou os 12 meses completos do ano base.
Para receber o PIS o calendário é feito através do mês de nascimento. Geralmente quem nasce em janeiro começa a receber em fevereiro e quem nasce em dezembro começa a receber no mês de março.
O calendário anual para receber o PASEP é baseado no número final da inscrição do Nis, sendo que os números 0 e 1 costuma receber no mês de fevereiro e os números finais 8 e 9 nos dias no mês de março.
Para saber o extrato dos benefícios oferecidos pelo governo saiba que não é preciso você se deslocar para uma agência você mesmo pode conseguir consultar através da internet e ter acesso a todos os seus dados e saldo disponível para o saque.
Para fazer essa consulta você precisa ter Nis, número de inscrição social cadastrado no banco da Caixa Econômica. Quem faz esse cadastro é o empregador assim que o trabalhador é contratado em uma empresa pela primeira vez.
Caso o funcionário mude de emprego então o número da sua inscrição social continuará sendo a mesma, e continuará recebendo o PIS através daquele número que já está registrado.
Acesse a página oficial da Caixa Econômica
Agora você deverá fazer um login na sua conta da Caixa
Se você não tem um cadastro essa é a hora de fazer
É só inserir os seus dados pessoais: CPF e o e-mail cadastrado e fazer a confirmação
Após isso e só clicar na opção PIS e na outra na opção consulta pagamento
No final você conseguirá ver na tela o valor que você vai receber
Para sacar nos valores você pode fazer o através do cartão cidadão em qualquer caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal ou lotéricas
Mas se você ainda não tem muita facilidade para lidar com internet ou não tem acesso a esse cartão cidadão, você ainda pode se deslocar até uma agência do banco e retirar o seu PIS na boca do caixa na Caixa Econômica Federal.
Ou no caso do Pasep se deslocar até o Banco do Brasil e também retirar os seus valores na boca do caixa.