Connect with us

BENEFÍCIOS

Quais as regras para pedir justiça gratuita

Publicidade

Hoje em dia muita gente fica sem buscar o seu direitos à justiça, pois não possuem condições financeiras para pagar um advogado, que geralmente cobra taxas bem caras pelos serviços. Mas acontece que é possível solicitar o que chamamos de justiça gratuita. Saiba mais a seguir.

Como pedir justiça gratuita

O primeiro passo a se fazer quando alguém que não tem condição de pagar honorários a um advogado e que precisa de buscar os seus direitos pela justiça, é buscar informações na sede da Defensoria Pública de seu município e contratar um profissional de modo gratuito

Para tanto a pessoa deverá comprovar que não pode pagar por um advogado sem precisar de tirar do sustento de sua família para buscar os seus direitos Judiciários

Publicidade

Uma informação importante é que mesmo uma pessoa consiga um advogado de forma gratuita através da Defensoria Pública, ainda precisará pagar as despesas processuais, mas esse valor é muito mais barato do que contratar um advogado por fora.

Vai ficar a cargo de um juiz avaliar cada situação de cada cidadão que deseja solicitar justiça gratuita. Esse juiz vai analisar se falta mesmo condições para que o solicitante não pague as taxas judiciárias nem outras despesas como honorários e outros custos de uma ação judiciária.

Requisitos para solicitar justiça gratuita

Alguns critérios são exigidos antes de entrar com essa solicitação, sendo que isso muda conforme o estado. 

Para tanto são exigidos alguns documentos obrigatórios como documentos de identificação com foto, estado civil, quantos filhos tem, quantas pessoas moram na mesma casa, qual o valor da renda, se ela existir, qual a profissão e demais informações que deverão ser fornecidas no momento desse solicitação

Mesmo que a lei 1060 de 1950, não exija essa comprovação de baixa renda, a Constituição de 1988 diz que é obrigatório comprovar a falta de condições, como essa última é a lei mais recente, então ela continua em vigor por isso, cada cidadão precisa provar que não tem absolutamente nenhuma condição de pagar os custos de um processo na justiça.

Mesmo que um cidadão em algum momento tenha contratado o advogado ainda assim poderá solicitar o benefício pois o que acontece é que alguns processos podem durar muitos anos e geralmente pode ficar bem difícil de continuar com os pagamentos.

Por isso ao dar entrada para fazer parte do programa é importante conseguir todas as provas possíveis que vai mostrar a incapacidade financeira de continuar com aquele processo.

Mesmo que um juiz negue o benefício para o requerente, pois talvez ele é empregado e recebe mais de 3 salários mínimos, há ainda há possibilidade de recorrer e argumentar que aquela pessoa não poderia pagar o processo e outras taxas sem prejudicar o sustento de sua própria família

Outra situação que pode ocorrer é quando o requerente possui bens em seu nome, por conta disso o juiz pode negar a solicitação. 

Mas se for comprovado que aquela pessoa não gerencia aqueles bens e que o seu salário mensal é insuficiente para até mesmo pagar as despesas, aí sim o juiz pode voltar atrás e conceder o benefício da justiça gratuita.

Uma questão importante é que se o cidadão conseguiu entrar no programa de justiça gratuita e um dia essa pessoa melhorar a condição financeira então pode ser que em algum momento ele seja obrigado a pagar a sua dívida com estado.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tendencias