Connect with us

BENEFÍCIOS

Como se cadastrar e receber o auxílio taxista

Publicidade

Entre os meses de julho e agosto cerca de 245.000 profissionais começaram a receber o auxílio taxista de R$ 1000,00. 

Esse benefício pago pelo Ministério do Trabalho e da Previdência vai ajudar milhares de trabalhadores em todo o Brasil.

Nos últimos anos, por conta da pandemia e pelo alto custo de vida, muitos profissionais ficaram impedidos de trabalhar e muitos não conseguiram sustentar adequadamente suas famílias. 

Publicidade

Por isso esse programa oferece uma ajuda financeira para esses trabalhadores ajudarem as suas famílias e para que não desistam de sua profissão.

Como solicitar o auxílio taxista

Só nesse ano já foram recebidas mais de 300 mil inscrições para receber um pagamento do auxílio taxista. O programa foi dividido em seis etapas, e apenas na segunda etapa foram recebidos quase 34 mil cadastros. 

A primeira e a segunda parcela foram pagas no mês de agosto, a terceira parcela foi paga em setembro, a quarta parcela em outubro, a quinta parcela em novembro, e a sexta parcela será paga em dezembro

Para receber o auxílio taxista não é necessário fazer nenhum cadastro, pois as próprias prefeituras de cada cidade efetuarão o pagamento automático de acordo com o cadastramento já realizado para categoria.

Funciona assim: para ser taxista em território brasileiro o profissional deverá procurar a Prefeitura de sua cidade e fazer um cadastro para exercer a função

Com esses dados aí sim o taxista poderá receber esse auxílio emergencial que será pago em seis parcelas de R$ 1000,00. Para tanto, o trabalhador deverá ser registrado como motorista de táxi até 31 de maio de 2022. 

Quem não tem direito de receber o auxílio taxista?

Não poderá fazer parte do programa aquele trabalhador que não tiver 18 anos em 31 de Maio de 2022 ou que estiver com pendência no CPF, sendo que não poderá ter a sua situação suspensa, nem cancelada ou anulada.

Além disso, esse benefício não será pago para que eles titulares que recebem outros benefícios do governo federal por incapacidade ou são considerados inválidos para o trabalho.

Como consultar o benefício através do aplicativo

O Ministério do Trabalho disponibiliza para os taxistas consultarem se foram aprovados ou não para fazer parte do programa auxílio taxista

Para realizar essa consulta é só acessar o Portal Emprega Brasil ou ainda baixar o aplicativo carteira de trabalho digital

Se o benefício foi negado, nas áreas de consultas há o motivo pelo qual o taxista se tornou inelegível para receber esse auxílio emergencial.

Se isso ocorrer um profissional poderá passar pela análise do Dataprev e tentar solucionar as pendências que o impedem de receber o auxílio.

Motivos para não conseguir receber o auxílio taxista

Existem alguns critérios para o profissional participar do programa social, se ele não conseguir cumprir esses requisitos então não estará elegível para receber o pagamento. Não poderá receber o auxílio no caso de pessoas que:

Não se registraram até 31 de maio ou não exercem a atividade mesmo estando cadastrado

Se não tiver CNH ou se a mesma estiver suspensa, ou cassada, ou ainda de categoria incompatível com de taxista

Se o CPF for inexistente ou estiver irregular

Se o vínculo de trabalho tiver uma média salarial em 2022 com mais de 10 salários mínimos, esse profissional também não estará apto para receber o auxílio taxista.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tendencias